Home / dica / Principais Ferramentas dos Pregadores

Principais Ferramentas dos Pregadores

Muitas pessoas, quando sentem o desejo de Pregar a Palavra de Deus, se preocupam em apenas ler a Bíblia algumas vezes no dia ou até mesmo algumas vezes na semana e já acham que estão preparadas. Outras ainda acreditam que ler a Bíblia e deixar o Espirito Santo agir já é o suficiente.

Claro que a leitura da Bíblia Sagrada e a ação do Espirito Santo são fatores importantíssimos… Isso é indiscutível, porém precisamos nos preparar um pouco mais para fazer com que todo o conjunto nos torne mais qualificados para pregar a palavra. O Espirito Santo age, mas ele acaba encontrando limitações, uma vez que o próprio pregador não está preparado e não consegue interpretar por si só os textos sagrados.

Para que um pregador esteja de fato preparado para disseminar a Palavra de Deus, ele precisa conhecer as ferramentas essenciais para interpretação das Escrituras Sagradas.

Algumas dessas “ferramentas” são a Hermenêutica e a Exegese.

Abaixo vou descrever um pouco sobre estas duas técnicas para que você entenda de forma básica e a partir daqui comece a se aprofundar sobre o assunto e, consequentemente, comece a melhorar suas condições de interpretação e elaboração de mensagens:

ferramentas-dos-pregadores2

A Hermenêutica:

A hermenêutica na realidade é a ciência que trata dos princípios, das leis e dos métodos de interpretação. Existem formas corretas de interpretação dos textos da Bíblia e a Hermenêutica é a ciência responsável por isso.

Existem três tipos de Hermenêutica; A Hermenêutica Jurídica, a Filológica e a Teológica.

A Hermenêutica Jurídica – Como o próprio nome diz, a Hermenêutica jurídica trata da interpretação das normas jurídicas. No caso de um jurista ele compara elementos textuais e extratextuais para chegar a um consentimento.

A Hermenêutica Filológica – A partir da sua origem que vem do Grego “amor ao estudo, amor á instrução”, é possível entender perfeitamente do que se trata a Hermenêutica Filológica. Esta ciência estuda língua, literatura, civilização ou cultura de acordo com uma visão Histórica baseada em documentos escritos.

A Hermenêutica Teológica – Esta ferramenta é aplicada diretamente à interpretação e tradução das Escrituras Sagradas. Nela são apresentadas as regras de interpretação e as maneiras corretas de se aplicar.

Exegese:

Exegese é uma técnica de análise que tem por objetivo esclarecer ou interpretar um texto de forma minuciosa.

Bom, então é isso! Espero que você tenha gostado deste artigo.

Minha maior intenção aqui é levantar para você as técnicas das quais você precisa conhecer e se aprofundar para melhorar sua trajetória como pregador.

A partir daqui você terá a oportunidade de pesquisar por si só os assuntos mais relevantes e que de fato irão agregar valor para sua vida.

No mais desejo tudo de bom e que Deus esteja contigo!

OPORTUNIDADE:

Conheça o GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE!

Um Guia que irá te mostrar quais são as matérias e as técnicas que você precisará estudar para se tornar um bom pregador.

Com o GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE em mãos você não precisará mais perder tempo estudando assuntos irrelevantes.

O GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE é um Livro em formato digital (eBook) que pode ser lido em computadores, tablets ou aparelhos celulares modernos.

Adquirir Meu Guia Agora!

Receba Nossas Dicas Em Seu Email, Aproveite!

*ATENÇÃO: A primeira dica pode cair na caixa de spam ou lixo eletrônico.

2 thoughts on “Principais Ferramentas dos Pregadores

    1. Olá Reinaldo, a paz!

      Eu que agradeço pela sua presença. Desejo tudo de bom!

      Abraço!

Comments are closed.

Top