Home / dica / O Melhor Tipo de Sermão Para Iniciantes

O Melhor Tipo de Sermão Para Iniciantes

Como bem sabemos existem três tipos mais comuns de sermão (O sermão Textual, o sermão Temático e o sermão Expositivo). O pregador pode optar por criar sua mensagem usando qualquer uma das estruturas.

Porém a dúvida levantada aqui é qual seria o tipo de sermão ideal para os pregadores iniciantes… Na verdade não existe regra para isso, mas neste artigo vou descrever de forma básica sobre cada um desses três tipos de sermão e poderemos ver qual deles tem a estrutura mais simples e fácil de entender.

Recomendo que leia este artigo até o final e identifique qual o melhor tipo de sermão para você começar e em seguida estude bastante sobre ele.

Então vamos ao que interessa?

melhor-tipo-de-sermao

Sermão Textual:

O sermão textual, como o próprio nome sugere, tem sua estrutura baseada em texto. Podemos usar um versículo, dois versículos ou até mesmo uma ou duas linhas de texto para elaborar todo o sermão. No sermão Textual extraímos o tema e todos os tópicos do sermão de um pequeno texto da Bíblia.

Este tipo de sermão acaba sendo fácil de ser memorizado por ter sua estrutura criada a partir de um trecho normalmente pequeno da Bíblia.

Sermão Temático:

Este tipo de sermão é iniciado com um tema e seus principais tópicos são derivados deste tema. A base deste tipo de sermão não é, necessariamente, um texto bíblico. Porém é recomendado começar a mensagem com conteúdo bíblico e assim os demais tópicos relacionados a este conteúdo.

Com o tema estabelecido pelo pregador o passo seguinte é pesquisar e encontrar argumentos bíblicos para elaborar a mensagem.

Sermão Expositivo:

Este tipo de sermão é considerado o mais complexo, pois o pregador precisa dominar a Hermenêutica, interpretando os textos bíblicos e elaborando sua mensagem com base na Sagrada Escritura.

O pregador define uma sequência de vários versículos e cria sua mensagem interpretando todo o texto, trazendo observações, pontos de vista e ensinamentos se baseando em sua própria interpretação.

Bom, então é isso! Em minha opinião o sermão textual seria o melhor para os pregadores iniciantes, mas você pode ficar à vontade para decidir onde irá dedicar seu tempo.

O mais importante é estudar sempre para se qualificar e pregar a palavra de Deus com qualidade.

OPORTUNIDADE:

Conheça o GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE!

Um Guia que irá te mostrar quais são as matérias e as técnicas que você precisará estudar para se tornar um bom pregador.

Com o GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE em mãos você não precisará mais perder tempo estudando assuntos irrelevantes.

O GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE é um Livro em formato digital (eBook) que pode ser lido em computadores, tablets ou aparelhos celulares modernos.

Adquirir Meu Guia Agora!

Receba Nossas Dicas Em Seu Email, Aproveite!

*ATENÇÃO: A primeira dica pode cair na caixa de spam ou lixo eletrônico.

Top