Home / dica / A Importância da Eloquência na Pregação

A Importância da Eloquência na Pregação

Antes de falarmos sobre a importância da eloquência na pregação vamos esclarecer de forma básica o que de fato significa essa palavra. Para um pregador iniciante conhecer este tipo de assunto é extremamente importante, pois são os detalhes que nos levam a executar um trabalho de melhor qualidade.

Resolvi tratar sobre este assunto porque acredito que, caso você ainda não saiba, o simples fato saber o significado da palavra é o suficiente para destacar sua importância e incentivar o estudo… Quero também aproveitar sua atenção para ressaltar que ao contrário do que muitos dizem, eloquência não é algo que vem apenas de berço. É perfeitamente possível estudar e praticar para melhorar os aspectos em relação a isso. Fique atento!

De acordo com o dicionário o significado de eloquência é:

  1. Capacidade de falar e expressar-se com desenvoltura.
  2. p.ext. poder de persuadir pela palavra.
  3. ret a arte de bem falar.
  4. Fig. expressividade.

Pois bem… Acredito que somente com o esclarecimento básico do significado da palavra já dá para se entender o porque de sua importância na pregação.

A eloquência é mesmo importante, pois quando um pregador se expressa de forma clara e persuasiva o entendimento da mensagem fica muito mais fácil para os ouvintes. Um discurso agradável consequentemente tem muito mais chance de impactar e alcançar objetivos.

Bom, já que a eloquência é importante e essencial para uma boa pregação, o que podemos fazer para melhorar ou até mesmo adquiri-la?

Abaixo vou deixar 5 dicas que podem lhe ajudar a falar de forma eloquente:

  1. Na maioria das vezes acreditamos que pronunciar palavras complexas e incomuns irá nos fazer parecer mais inteligentes e irá enriquecer nosso discurso.

Na realidade isso pode acabar sendo um desastre, pois nossos ouvintes podem perceber de forma fácil que determinadas palavras são forçadas e não fazem parte do nosso vocabulário.

Para ser eloquente não precisamos falar difícil. É interessante falar de forma simples, porém clara e convincente.

  1. Procure estar sempre lendo diversos tipos de conteúdos para conhecer melhor as palavras e ampliar de forma natural seu vocabulário, mas quando estiver pregando suas mensagens procure usar somente aquelas palavras que você conhece bem.

Não corra o risco de usar uma palavra complexa em uma frase em que a mesma não se encaixe bem. Este simples erro pode fazer com que seus ouvintes fiquem confusos e sua mensagem seja duvidosa.

  1. Faça bastante uso de ilustrações para enriquecer suas mensagens. Desta maneira seu discurso se torna mais agradável e seus ouvintes mais atentos ao que você diz. Com ilustrações é possível deixar um discurso mais claro e fácil de entender, mas é preciso ficar atento para que a ilustração faça sentido com o tema do discurso.
  2. Evite usar expressões de enchimento em seus discursos. Palavras do tipo “éhh”, “então”, “tipo assim”, entre outras, podem acabar passando um ar de amadorismo. Não é que seja proibido usar este tipo de expressão, devemos tomar cuidado é com o exagero.
  3. Tente expressar as palavras uma por uma sem atropelos. De nada adianta elaborarmos o sermão mais bem elaborado do mundo se na hora de proferir acabamos atropelando as palavras.

Por isso o costume de praticar a mensagem dias antes do dia da apresentação se torna algo altamente recomendado, pois com a prática a ansiedade e o nervosismo ficam mais fáceis de se controlar e consequentemente a interpretação das palavras se torna mais fácil.

Bom, então é isso! Espero que essas dica possam ser úteis para você. Um forte abraço!

OPORTUNIDADE:

Conheça o GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE!

Um Guia que irá te mostrar quais são as matérias e as técnicas que você precisará estudar para se tornar um bom pregador.

Com o GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE em mãos você não precisará mais perder tempo estudando assuntos irrelevantes.

O GUIA COMPLETO DO PREGADOR INICIANTE é um Livro em formato digital (eBook) que pode ser lido em computadores, tablets ou aparelhos celulares modernos.

Adquirir Meu Guia Agora!

Receba Nossas Dicas Em Seu Email, Aproveite!

*ATENÇÃO: A primeira dica pode cair na caixa de spam ou lixo eletrônico.

Top